Provérbios 25Também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá.A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las.Os céus, pela altura, e a terra, pela profundidade, assim o coração dos reis é insondável.Tira da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor;Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça.Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes;Porque melhor é que te digam: Sobe aqui; do que seres humilhado diante do príncipe que os teus olhos já viram.Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.Pleiteia a tua causa com o teu próximo, e não reveles o problema a outrem,Para que não te desonre o que o ouvir, e a tua infâmia não se aparte de ti.Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento.Como o frio da neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam; porque refresca a alma dos seus senhores.Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas.Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar.Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo.Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia.O que canta canções para o coração aflito é como aquele que despe a roupa num dia de frio, ou como o vinagre sobre salitre.Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR to retribuirá.O vento norte afugenta a chuva, e a face irada, a língua fingida.Melhor é morar só num canto de telhado do que com a mulher briguenta numa casa ampla.Como água fresca para a alma cansada, tais são as boas novas vindas da terra distante.Como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio.Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória.Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.
===========================================================================================================================
SUJEIÇÃO AO MARIDO
"Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à Palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher," (I Pedro 3:1-2)
Que sujeição é esta referida neste texto de I Pedro 3?
- É a sujeição em tudo? Não, não é. É a sujeição em obediência primeiro a DEUS. Por que? Porque se não for assim, um marido vai mandar a esposa praticar um roubo e ela irá praticá-lo. DEUS quer isso? Não, DEUS quer que não pequemos. A sujeição aqui proposta é e sempre será no bom sentido e segundo os mandamentos do SENHOR, porque a ELE devemos obedecer sempre em primeiro lugar, em todas as situações.
Ganhar o esposo sem palavras: é dar um bom exemplo, é orar e ensinar ao esposo que não conhece a JESUS o que é ser um verdadeiro cristão, é ensinar a Palavra de DEUS a ele, inclusive procurando convencê-lo a ser também um cristão, e abençoá-lo todos os dias, até impondo-lhe as mãos sobre a cabeça (isto é muito importante, e DEUS confirmará a bênção).
A mulher, acima de enfatizar a beleza exterior, deve dar ênfase ao que procede do seu coração, o amor, a mansidão, a paciência, a compaixão, é deixar que as virtudes de JESUS aflorem, e sejam bem visíveis.
Quanto aos maridos, que eles cuidem de suas esposas como se cuida de seu grande tesouro. Afinal, a mulher foi feita da costela do homem e não da sola dos pés, para que nenhum homem a ponha debaixo dos seus pés, nem a trate mal como se ela não fosse a sua carne. A Bíblia nos ensina que casando-se o homem e a mulher, eles passam a ser uma só carne.
É, em síntese, um tratar o outro da melhor forma possível, dando espaço ao amor em todas as suas formas, como DEUS manda que nos amemos, e privilegiando o perdão, abençoando sempre, jamais amaldiçoando, tendo a Paz de Cristo no coração, perseverando sejam quais forem as circunstâncias, porque assim se comportando, o casal será sempre abençoado por DEUS.
Enfim, este texto dá importância ao espiritual, e rejeita firmemente o pecado, não deixa espaço algum para a carne; ele determina santidade absoluta, da forma como DEUS é SANTO, como JESUS é SANTO, como o ESPÍRITO é SANTO.
Paz sja contigo
==============================================================================================================
Ezequiel
37:
1.Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
2.E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
3.E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
4.Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
5.Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
6.E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.
7.Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
8.E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
9.E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz oSenhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10.E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
11.Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
12.Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13.E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
14.E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.
15.E outra vez veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
16.Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos deIsrael, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara deEfraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.
17.E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.
18.E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?
19.Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão deEfraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
20.E as varas, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.
21.Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
22.E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
23.E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
24.E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.
25.E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
26.E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
27.E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
28.E os gentios saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.
Significados: Senhor, Israel, Judá, José, Efraim, Deus, Davi, Jacó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário